História do Pilates
Muitas pessoas tem curiosidade em saber como surgiu o método Pilates. Para isso, é preciso
entender a história do seu criador, Joseph Hubertus Pilates.
Ele nasceu em 1883 na pequena cidade de Mönchengladbach, Alemanha e passou a adolescência
praticando esportes variados.
Chegou a ser lutador profissional de boxe, em 1912, mas logo depois, durante a I Guerra Mundial,
Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros mutilados.Toda esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A princípio, ele usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem aos equipamentos que hoje fazem tanto sucesso.
Em 1923, o alemão foi além e abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. No começo, o método impressionou um pouco e a popularização da prática só se deu nos anos 40, com a procura de grandes bailarinos, como Ruth St. Denis, Te Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
O fundador da prática faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, de continuidade ao trabalho de difusão e logo, muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios. A maioria dos alunos que procuravam o método era praticante de esportes e geralmente apresentava algum problema corporal (postural ou lesões).
Um dos mais importantes deles foi o dançarino Ron Fletcher, que montou seu estúdio nos anos 70, em Los Angeles, sendo muito procurado por celebridades. O método Pilates ganhou assim, seu lugar no mundo.
Princípios do Pilates
RESPIRAÇÃO
A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração deve ser
forçada e a inspiração, o mais natural possível. Via de regra, expira-se nos momentos
de maior esforço dos movimentos. Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do
abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos
da coluna (principalmente os multífidos). A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício. A inspiração deve ser enfatizada lateralmente posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar.Este é oprincipal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação.
A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dosombros e do pescoço.
CENTRO
É também conhecido como “Power House”, ou casa de força, centro de força. É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético. Os músculos são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.
CONCENTRAÇÃO
É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as
partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência
possível. É a transformação de um pensamento em movimento. Sempre haverá
mais de um aspecto a ser pensado ao mesmo tempo.
CONTROLE
É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.
PRECISÃO
Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes
músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de
energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas
ou deficientes.
FLUIDEZ
A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.
Benefícios do Pilates







* Tônus muscular * Flexibilidade * Combate ao Estresse
* Mobilidade * Flexibilidade * Alívio das Dores * Alívio de Tensões
* Relaxamento * Auto Confiança * Coordenação Motora * Equilíbrio * Bem Estar * Melhora da Postura * Boa Forma
* Resistência Muscular * Melhora da Respiração * Autocontrole
* Melhora da Concentração * Qualidade de Vida * Reduz Risco de Lesões